[20/10/2010]
CEBRADES: 07 Anos em Defesa dos Direitos Humanos

A hsitória começa mesmo lá atrás, nos anos 90, quando o professor Braga atuou como o 1º professor de educação física no projeto conhecido hoje como vila olímpica da mangueira, no Rio de Janeiro.

De lá prá cá foram muitos estudos e muita conversa até reunir esse monte de gente “porreta” que dia-a-dia faz o Cebrades ser o que é.

Desde a sua fundação, em 2003, o Cebrades desenvolve programas e projetos que visam influir localmente nas condições geradoras da violência, da não-empregabilidade e do protagonismo, priorizando ações direcionadas para os públicos que mais sofrem com a falta de políticas públicas nestas áreas - a população infanto-juvenil.

Tem por premissa o respeito às dinâmicas sociais únicas e exclusivas que cada grupo social ou comunidade representa. Desta forma, o Cebrades desenvolve metodologias e pedagogias sociais únicas e exclusivas para cada intervenção para qual é chamado a realizar.

Em atuação no município de Vitória desde 2004 e em Cariacica desde 2005, atuou no projeto de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável - DLIS que resultou na criação das Agências de Desenvolvimento Local nos bairros de Flexal I, Flexal II, Vasco da Gama, Piranema, Sotelândia e Vale Esperança. Destas, apóia o desenvolvimento institucional e desenvolve projetos conjuntos até os dias de hoje com a Agência de Desenvolvimento Social de Piranema – ADESP e com a Agência de Desenvolvimento Social da Grande Sotelândia – ADESGS.

Em Vitória, o Projeto “Lugar de Todo Tênis” beneficia diretamente cerca de 120 alunos da rede pública municipal. Em Cariacica, os projetos “Núcleo de Comunicadores Comunitários”; “Cariacica Volei +”; “Grupo Afro Gangazumba” e “Futebol Criança Cidadã” beneficiam diretamente cerca de 500 crianças, adolescentes e jovens de Flexal I e Nova Canaã, Nova Brasília e Sotelândia, utilizando os esportes, a arte, a cultura e as plataformas multimídias para envolver os participantes nas ações de desenvolvimento comunitário e somando esforços ao movimento de educação integral destas populações.

Possui como parceiros institucionais e financiadores dos projetos: Unesco; TV Globo – Criança Esperança; Cedisa – Central de aços; Balaio Comunicação e Design; Fundação Batista da Praia do Canto; Federação Espiritossantense de Tênis; Federação de Capoeira do ES; Federação Espiritossantense de Voleibol; Grupo Afro Gangazumba; CMDCA de Vitória e CEDCA – CRIAD.

O Programa “Escola de Esportes e Cidadania” foi aprovado nos anos 2005/2006; 2007/2008 e 2009/2010 no edital nacional do programa “Criança Esperança”. O mesmo programa foi semifinalista no prêmio Itaú-Unicef – 2007/2008 “Todos Pela Educação”.

A Biblioteca Comunitária de Piranema foi aprovada, em 2008, no edital nacional do Ministério da Cultura e hoje é o único Ponto de leitura do MINC em Cariacica.

Participou como referência empírica na monografia de pós-graduação em Geoprocessamento ministrado pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, com o título – USO DO CIG NA ANÁLISE DAS AÇÕES DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE VITÓRIA, de janeiro a julho de 2009.

 



(Reprodução autorizada mediante citação da fonte)



 
 
 
 
 
 
 
 
 

Copyright © Centro Brasileiro de Desenvolvimento Esportivo e Social